Materiais
sobre OpenGL 1.X:
Nota:
- FreeGlut/OpenGL: Funções para
Computação Gráfica.
- OpenCV/Cekeikon: Funções para
Processamento de
Imagens, incluindo leitura/escrita de imagens e vídeos.
Software a instalar:
- Cekeikon:
Instale Cekeikon conforme especificado neste link.
- samples.zip:
Programas-exemplos do livro adotado.
Livro adotado para OpenGL 1.1:
Por que OpenGL 1.1 se já existe OpenGL 4.X (GLSL)?
- Porque OpenGL 1.1 é suficiente para
aprender os conceitos
fundamentais de computação gráfica.
- Porque nem todos os computadores e placas
gráficas rodam OpenGL
4.X.
- Porque é muito mais simples programar em OpenGL 1.1
do que OpenGL
4.X com GLSL.
Materiais extra sobre OpenGL 1.1:
Sites com materiais
úteis sobre OpenGL 1.1:
Materiais extra sobre
Computação Gráfica:
Materiais sobre OpenGL
moderno
(>=2.0):
- Material adotado para OpenGL moderno (Usa OpenGL 4.0, glew e
freeglut. Só
tem material introdutório.):
Outros:
Para ver qual versão de OpenGL o seu computador pode rodar,
instale e execute OpenGL Extensions Viewer:
http://www.realtech-vr.com/glview/download.php